Sustentabilidade
Uma nova visão de mundo
“Com os sistemas construtivos modulares utilizados pela Encaixetec, sustentabilidade e economia, andam de mão dadas.”
Alguns dados importantes
• Geração de resíduos sólidos próximo a zero
• Consumo de recursos hídricos praticamente nulo
• Baixo consumo de energia na produção dos materiais
• Conforto térmico e a consequente diminuição do consumo de energia
• Menor poluição do ar
• Caráter reciclável da maior parte dos componentes
• Não existe desperdício de material, pois tudo é fabricado conforme demanda de projeto
Em aspectos ambientais, nenhum sistema construtivo é tão evoluído quanto os sistemas de construção modular. Essa nova proposta chega para ressignificar o mercado da construção civil, oferecendo possibilidades muito mais inteligentes, mais sustentáveis e mais econômicas.
Baseado em recursos naturais renováveis, os sistemas construtivos modulares utilizados pela Encaixetec geram um baixo impacto ambiental, tanto na produção dos materiais, quanto na realização da obra. E depois de prontas, as habitações mantêm de forma perene o caráter sustentável e econômico, visto que, em função das suas propriedades térmicas, a temperatura dos ambientes é mais agradável, o que diminui consideravelmente a necessidade de climatização.
A utilização de água, por exemplo, é muito pequena ou próxima do zero. Tanto nos processos de fabricação, como no processo de construção da obra, diferente da alvenaria convencional, existe uma redução drástica no consumo de recursos hídricos.
A eliminação da demanda por energia é outra característica importante quanto à sustentabilidade. Os materiais empregados nas construções requerem menos energia e matérias-primas para sua produção do que os materiais tradicionais. Além disso, os sistemas construtivos modulares utilizados pela Encaixetec possuem altos valores de isolamento, ou seja, as casas depois de prontas requerem menos energia para serem aquecidas ou resfriadas. Além de um bom isolamento térmico, a vedação também merece destaque para as necessidades energéticas e o conforto de uma casa. Os sistemas construtivos que utilizamos consistem em células fechadas, o que significa que o fluxo de ar através das paredes não existe, proporcionando casas hermeticamente fechadas, ao contrário das estruturas preenchidas com minerais utilizados na alvenaria.
A construção modular a seco produz muito menos resíduos na obra, e os produtos residuais que surgem durante a fabricação podem ser todos facilmente reciclados em novos produtos.
Durante a produção e a construção a emissão de CO2 também é consideravelmente menor do que com métodos de construção tradicionais. A produção dos materiais requer menos energia, o que resulta em baixas emissões de CO2. Em relação ao transporte, graças ao baixo peso dos materiais utilizados nas obras, as emissões de CO2 do transporte e do equipamento pesado na construção são menores do que com outros métodos de construção.